Mundo Surreal

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Parkour - a arte do movimento

Muita gente acha que Le Parkour é coisa de desocupado, gente que não tem o que fazer, que fica só pulando por aí pra passar o tempo. Novidade: NÃO É SÓ ISSO.

Voces ja dever ter assustado um gato pelomenos uma vez na vida, não é? Quem nunca fez isso? Pois bem, imagine que você é um gato, com toda aquela força nas patinhas, aquela impulsão, uma agilidade ímpar e caminha tranquilamente, mas de repente, encontra um cachorro enorme no seu caminho. Um pitt bull daqueles com cara de serial killer largando litros de baba ao te ver. Voce corre e o cahorro corre atrás, mas ao virar na esquina mais próxima... um beco sem saída (que coisa Hollywodiana né?). Voce pensa: morri! ERRADO! Voce é um gato e em apenas dois pulos escala aquele muro de 5 metros de altura.

Entendeu a comparação? O traceur (como são chamados so que praticam Le Parkour) são os gatos, o cachorro é o que os motiva na sua run, e o muro é o obstáculo.

Mas não é apenas isso. O parkour é a arte corporal, a essencia do movimento, a mais pura expressão do corpo e da cinética... E é boa por que é passageira, momentânea, e que não pode ser repetida com a mesma fidelidade. Cada movimento é único.

"Pronto, agora vou sair por aí pulando tudo que é coisa". Ledo engano meu amigo. É preciso muito treino e muita prática para executar um monkey vault com perfeição, ou pelomenos bom o suficiente para não ir de cara no chão. Falando nisso, voce deve primeiro aprender a cair. Rolamento é fundamental para não ir visitar o hospital logo no primeiro treino sério.
Uma vez aprendido o rolamento, reúna coragem para praticar os mais movimentos mais simples como o lazy vault. O aperfeiçoar estes, passe aos mais complexos um pouco, como o king kong vault e vá subindo de nível.

Ae galera, o Parkour é o esporte do futuro. Para mais informações acesse o site da Assossiação Brasileira de Parkour - ABPK

Um comentário:

  1. oi acredito que ter idade poara isso ne rsrsrs
    sim sempre um salto e novas experiencias

    ResponderExcluir