Mundo Surreal

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reflexões

O planeta Terra tem aproximadamente 4,56 bilhões de anos. Há uns 2 bilhões de anos surgiu a célula eucariótica. Daí para frente as coisas foram acontecendo; essas celulazinhas fizeram um acordo com outras celulazinhas menos organizadas, que lhes forneceriam energia pela quebra de moléculas energéticas em troca de abrigo. Boa ideia! Depois, uma parte dessas novas celulazinhas encontraram outras células que conseguiam produzir essas moléculas energéticas utilizando energia solar. Chega junto! E assim prosseguiu. A terra esfriou, surgiram os peixes, os anfíbios, os répteis, os mamíferos, algumas glaciações.

Heráclito, Demócrito, Parmênides, Zenão, Sócrates, Platão, Aristóteles, Jesus, Maomé, Agostinho, Aquino, Descartes, Bacon, Locke, Hume, Comte, Kant, Marx, Durkheim, Kundera, Foucault.

A origem do universo, a natureza das coisas, de onde viemos, para onde vamos, to On, o sujeito do conhecimento, a vida após a morte, a morte após a vida, o amor.

Não seria ilusão refletir sobre nossos próprios problemas como se eles fossem enormes? Não parece insignificante uma vida entre quase 8 bilhões? O que são as nossas vontades, os nossos desejos, as nossas ambições e o que as fazem mais importantes do que as vontades, desejos e ambições dos outros?

Quando conheci Julia, Gustavo, Ana e Davi eles tinham entre dezoito e vinte e um anos e parecia que estavam já no fim da existência humana. Velhos de espírito. Vidas roubadas, corridas, mutiladas. Um ocaso em um inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário